alimentos e bebidas funcionais
- Bru Callegari
- 24 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
healthy food, but be more specific
Já perceberam que os alimentos estão deixando de ser "apenas" alimentos? 🤔 Agora são "melhor para o sono", "te dá energia", "fortalece o sistema imune", "ajuda na concentração"... Bom, hoje passamos de uma fase de buscar "apenas saudabilidade" e vemos cada vez mais a procura por produtos que tenham uma ação específica na saúde 🧬.
Segundo relatório da Mondelez, cerca de 90% dos adultos americanos procuram benefícios funcionais nos seus alimentos e bebidas, e a estimativa é que o mercado global de nutrição funcional deverá ultrapassar os US$210 bilhões até 2028 💰.
Esse crescimento é o resultado da crescente conscientização dos consumidores sobre o impacto da nutrição na saúde e no bem-estar, assim como uma ascensão da saúde integrativa 🧘♀️ (que considera diversos aspectos mais amplos, promovendo uma abordagem mais holística) e da personalização da saúde 📋 (busca por maior especificidade nas necessidades individuais).

Os queridinhos:
💩 Saúde intestinal (pré e probióticos);
⛹️♀️ Apoio à atividade física (principalmente proteínas e hidratação);
🧘♀️ Saúde da mulher e sexual;
💤 Sono e saúde do cérebro;
💅 Saúde da pele, cabelos e unhas;
😷 Imunidade;
🫀 Saúde cardiovascular.
Ainda, de acordo com um estudo da Tastewise, os consumidores querem ir além da funcionalidade por si só: procuram alimentos funcionais vinculados a determinados horários do dia ⏱️.

"What does morning-to-night functional health look like on the plate?", retirado do estudo Top flavor & ingredient trends for 2023 da Tastewise.
Vendo pelo outro lado, focar na funcionalidade dos alimentos e bebidas é uma das principais ferramentas de "premiunização" 👑 - ou seja, através desses apelos, as marcas conseguem agregar mais valor aos seus produtos.
As estrelas: bebidas funcionais
As bebidas funcionais 🍹 são as estrelas dessa tendência, continuando a ocupar o centro das atenções em 2024. Segundo o Euromonitor Internacional, o mercado global de bebidas funcionais deve atingir US$249,5 bilhões até 2026.
E dentre os benefícios oferecidos vemos, principalmente, "cafeína limpa", ajuda no sono, melhor hidratação e adição de pré e probióticos para a saúde intestinal 🧉. Dentro dessa tendência, há uma preferência pela funcionalidade naturalmente presente nos produtos 🫐 em detrimento da adição de novos ingredientes.

Água prebiótica saborizada da Pura Fibra; bebida funcional para qualidade do sono da Som Sleep; bebida isotônica "smart hydration" da Jungle; e energético com "cafeína limpa" da Push&Pow.
A reformulação dos sucos da Natural One é um exemplo claro: a empresa investiu na batata yacon 🍠, um tubérculo peruano conhecido como "batata dos diabéticos", usada agora em seus sucos na quantidade mínima determinada pela Anvisa para que possam ser denominados "funcionais" ⚡️.
Comments