top of page

estamos cansadas de microtrends?

  • Foto do escritor: Isabella Bacci
    Isabella Bacci
  • 7 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

let's talk fashion


Enquanto lia 📚 meus sagrados artigos da Vogue durante essa semana, me deparei com o seguinte termo que me chamou a atenção: capsule wardrobe 💊(ou, em português, guarda-roupas cápsula). Fiquei intrigada e resolvi pesquisar mais a respeito. 


Não é segredo 🤫 para ninguém que nos tempos atuais, em que somos bombardeadas de informações a todo instante, as microtendências tornam-se cada vez mais rápidas 🏃‍♀️ - inclusive, já falamos sobre isso em edições passadas da click cool. É muito fácil cairmos no ciclo vicioso de comprar 🛍 tendência atrás de tendência e nunca ter nada para vestir (mesmo com o guarda-roupas lotado). 



É nesse contexto que temos o boom do capsule wardrobe 📈 - e confesso que eu faço parte do time que ama peças básicas 👖 e atemporais 🕰, estilo bastante inspirado pelo "quiet luxury", que eu tenho certeza que você já ouviu falar no tiktok. Segundo o The Basement's Ropes, "Logomania significa que você tem que usar algo diferente todos os dias, e se já foi visto usando uma peça chamativa, pode ser que nunca mais a use novamente. Esse tipo de consumo de moda simplesmente saiu de moda", em tradução livre.


E, de fato: roupas básicas são fáceis de serem combinadas com diversas outras peças do guarda-roupas e precisamos dispor menos energia ⚡️ na hora de montar um look - além do fato de gastarmos menos dinheiro 💰 do que se ficássemos comprando trend atrás de trend (ou pelo menos na teoria). 


Como assim "pelo menos na teoria"? 

Bem, de acordo com a Gitnux, dois bilhões (sim, BILHÕES) de camisetas brancas são vendidas globalmente a cada ano 📈 - o que causa uma grande preocupação ambiental ♻️. Tenho certeza de que você já reparou que, hoje em dia, todas as fashion brands femininas vendem a mesma regatinha branca (sim, a que você está pensando mesmo! Aquela de alça grossa). Será que precisamos de tantas assim 🤷‍♀️?


Segundo Jazmine Brown, fundadora da plataforma Sustainable Baddie, "ninguém precisa de um milhão de camisetas no armário que vão se desmanchar após algumas lavagens ou que não tenham qualidade", em tradução livre. Nesse sentido, um guarda-roupas cápsula 💊, que à primeira vista pode ajudar (e muito) na sustentabilidade por ir no sentido oposto do consumismo, acaba tendo o efeito reverso


Por isso, bestie, não saia comprando 🛍 básicos desnecessários e que não fazem parte do seu estilo - um guarda-roupas sustentável não necessariamente é formado por peças brancas, pretas, marrons e cinzas. Segundo Alyssa Beltempo, stylist de slow fashion, "esse tipo de marketing reforça a ideia de que um guarda-roupa cápsula ou um armário sustentável deve ter uma aparência específica – cheio de básicos, neutros, clássicos", em tradução livre.



Comments


bottom of page