top of page

preguiça terapêutica

  • Foto do escritor: Bru Callegari
    Bru Callegari
  • 23 de mar.
  • 2 min de leitura
Estamos cansadas da cultura da correria 🏃‍♀️ - e isso não é novidade para ninguém. O que era para ser autocuidado, virou mais uma lista de afazeres diários e tarefas para serem cumpridas 📋: skincare, exercício físico, marmitas, suplementos, meta de sono (até o sono!!).

Bom, a tendência de bem-estar com potencial de dominar o ano de 2025 vai na contramão de tudo isso. 🔙 É quase uma evolução do movimento anti-wellness, aquele que buscou fugir do pensamento extremista de “tudo ou nada” ⚖️, buscando o meio-termo do bem-estar com os “prazeres capitais” da vida real.


Nesse contexto, apresento a vocês a preguiça terapêutica. 😴 Ela consiste, basicamente, em “apodrecer na cama” ou ser intencionalmente improdutiva, elevando esse comportamento a um ritual refinado de autocuidado carregado de hedonismo tátil. 🤩 O cerne dessa nova prática de bem-estar está em oferecer um antídoto para os níveis crescentes de esgotamento e ansiedade 📈, servindo como um retiro de descanso terapêutico sem culpa.


Em outras palavras, você finalmente pode passar horas e horas deitada fazendo absolutamente nada 🛌 sem aquele sentimento horrível de estar jogando tempo no lixo, já que, agora, você não está sendo inútil, você está apenas recarregando. 🪫 Segundo a WGSN, as visualizações da hashtag #bedrotting no TikTok aumentaram 175% em 2024 em relação ao ano anterior.


E, podemos esperar alguns produtos surgindo para enriquecer o bed-rotting. 🪔 Soluções que te ajudem a cuidar de si enquanto descansa, como skincare ou haircare, roupas de cama sensoriais e/ou enriquecidas com aromas 💤 e experiências de turismo do sono tendem a ganhar ainda mais espaço.



Artigos domésticos
(Imagem retirada de Earl of East).


O Buzzfeed, por exemplo, liberou uma lista de 31 produtos que elevam a experiência de preguiça terapêutica - e eu achei demais. 🤣 Já a Earl of East, marca inglesa de artigos domésticos, criou uma aba específica de recomendação de produtos para bed-rotting, que incluem velas aromáticas, luminárias, pijamas, almofadas e incensos. 🛋️ Outro exemplo é a KIND, marca americana de snacks saudáveis, que lançou um kit de barrinhas para “apodrecer na cama”.



Barras de castanha KIND
(Imagem retirada de KIND).

Comments


bottom of page