top of page

tendências de comportamento para 2025

  • Foto do escritor: Letícia Colombo Bringel
    Letícia Colombo Bringel
  • 14 de jan.
  • 3 min de leitura

Seguindo o exemplo das outras clicks maravilhosas (a fit e a cool), quis falar de tendências para o nosso ano de 2025 📆. Grande parte das que vou analisar aqui são aplicadas ao consumo 💵, mas conseguimos olhar para elas com um toque de psicologia e comportamentos. A base vai ser o relatório de consumo da WGSN e seus desdobramentos. 


Além disso, Xodós, ao final de cada estudo, vou propor um desafio para nós e, no final desse mês, vocês me contam se cumpriram ou não, fechado?





Os perfis para os consumidores do ano são esperançosos ⭐️ (buscam uma vida mais simples), autônomos 😮 (estabelecem os próprios valores), imparciais 🫥 (preocupados com a desinformação) e sinérgicos 🌍 (querem um mundo melhor para todos).

Esses vão ser os pilares para entendermos a cabecinha das pessoas dentro dos comportamentos.


Falando deles, o primeiro que quero pontuar é o fim do consumo romantizado 💵💙. Como disse a click fit 🏋️‍♀️ na news de segunda (confira aqui), a gente vai se mimar menos. Isso se dá por diversos motivos: mudanças climáticas ☀️, temor do futuro 🔮, aumento da consciência 💭, busca por uma vida simples e assim vai.


O que eu gostaria de deixar para vocês aqui é: acho que estamos percebendo que nos mimar não soluciona a sensação de vazio dentro de nós 🫵, então nos cabe buscar outros caminhos para nos curar.


Para os consumidores esperançosos ⭐️, investir em terapia ehobbies dessa natureza é a chave 🔐 (em 2021, esse mercado valia US$ 44,1 bilhões, com previsão de chegar a US$74.5bi em 2031). 


Desafio: vamos nos mimar menos com comprinhas e tentar achar outros caminhos para nos preencher? To com vocês nessa hein.


O segundo que quero avaliar com vocês é a economia da Aura 👻. Estamos em busca de nos conectar com a nossa pessoinha interior e, como quando há dor há oportunidade, serviços e produtos que visem isso tendem a crescer.


Além disso, o hiper cansaço 😴 é um sintoma que todos nós temos sentido (can relate) e, para fugirmos, não vamos mais olhar para comprinhas 💵, e sim buscaremos serviços que nos conectem conosco de alguma forma - podem surgir experiências voltadas para o místico 🧙‍♂️, por exemplo. Aqui, o que noto é a mesma ideia trazida antes, Xodós: estamos descobrindo que a felicidade vem de dentro da gente 🫵, e não do externo.


Desafio: que tal testar algum novo hobby/ experiência que te conecte maiscom o que você sente aí dentro 🧘‍♀️? Pode ser pintura, argila, yoga, meditação e etc.

O importante é sentir um quentinho no coração 💓.


Por fim, a busca por alegria 🤩. Você pode estar pensando “ué, isso não é o que a gente sempre buscou?”. A resposta é sim, porém, sinto que estamos começando a entender melhor o como.


Após o COVID 🦠 a gente passou a valorizar ainda mais as experiências - o que se manterá crescendo -, contudo, sinto que agora olharemos mais para nós e para quem está do nosso lado 🫂. Seja através da terapia, autocuidado ou serviços que nos conectem com o face-to-face, queremos retomar o que é real, ou seja, sair do perfeito da internet e buscar o satisfatório aqui fora 🥰 - já que não existe perfeição. 


Desafio: que tal dar uma chance para a terapia 💬 que eu sei que você anda deixando de lado? 


Xodós, me contem o que acharam no Insta e espero que todas nós consigamos cumprir pelo menos um dos desafios juntinhas 🧘‍♀️!




Comments


bottom of page